Saúde

Encerramento do Outubro Rosa atende cerca de 200 mulheres na Carreta da Mulher Publicada em 31/10/2017 16:21:46

Seguindo as homenagens pelo mês do Outubro Rosa, a Prefeitura de Santa Inês, em parceria com o Governo do Estado, realizou nos dias 30 e 31, a Carreta da Mulher. O atendimento foi realizado das 8h às 15h no Parque da Raposa, ao lado do Ginásio João Cambinha.

Cerca de 200 mulheres foram atendidas pela unidade móvel. A Prefeitura de Santa Inês, com sua participação, estava ofertando outros serviços, incluindo o lançamento da caderneta da mulher. Esta ação fez parte da vasta programação organizada no mês da Mulher realizando serviços de Exames Preventivos, Mamografia, Coleta Papa Nicolau, testes rápidos – HIV, Cifras, Hepatites B e C e Vacinação, Aferição de Glicemia e Pressão Arterial, palestras e o lançamento da Caderneta da Mulher para a Comunidade.

“O objetivo da caderneta é para que essa mulher possa ser melhor atendida nas Unidades Básicas de Saúde nos Bairros de nosso Município, com informações importantes com espaço para anotar vacinação, exames, orientações de como cuidar da saúde. Então será um acesso mais rápido e fácil com registros de acompanhamento de mamografia, glicemia, pressão arterial, assim como as consultas médicas, laboratoriais, ginecológicas e enfermagem que esta mulher irá fazer” disse a coordenadora da saúde da mulher de Santa Inês, Josenilma Rocha

A idade das mulheres que realizaram o exame mamográfico, era a partir de 50 anos ou acima de 40 anos de idade referenciada por um médico com casos de câncer na família. Para a senhora Maria Rodrigues Gama de 55 anos, que recebeu atendimento de qualidade, a carreta veio apenas fortalecer a secretaria de saúde.

“Não tenho o que reclamar quando o atendimento da saúde no município. Todas as campanhas que a secretaria de saúde fez este ano, eu participei, médicos bons e meus remédios, recebo todos e, com essa carreta veio melhorar e fortalecer a saúde com o exame de mamografia, então é muito bom para os que precisam. ” disse a senhora Maria Rodrigues.