Saúde

Mutirão do glaucoma atende 340 pacientes em Santa Inês Publicada em 17/10/2017 09:35:22

A Prefeitura de Santa Inês, em parceria com o Governo do Estado realizou no dia 14 deste mês, o mutirão do Glaucoma. A ação iniciou às 8h no Centro de Saúde Djalma Marques, e durou até as 16h, o mutirão faz parte da campanha estadual para prevenção e combate à doença.

A equipe do oftalmologista Heron Simões, junto com a equipe do Centro de Saúde de Santa Inês, atenderam 340 pacientes, acima do esperado. Quem foi diagnosticado com a doença, foi oferecido medicamentos de forma gratuita, ampliando o acesso da população maranhense ao tratamento. De acordo com Josino Catarino – Diretor de Planejamento, Controle e Avaliação de Saúde de Santa Inês, que acompanhou os atendimentos “esperávamos 200 atendimentos e superou nossas expectativas, os pacientes puderam fazer suas fichas desde cedo, o que facilitou os atendimentos, agradeço além do estado, os profissionais da Secretaria de Saúde que deram todo suporte aos auxiliares do médico oftalmologista” disse Josino.

CONSULTA

Durante a consulta, os pacientes passam por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica, além da pressão interna do globo ocular. Também são avaliadas as estruturas do fundo do olho.

Após o diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado, que pode ser uma cirurgia ou o uso de colírio oferecido gratuitamente pelo programa, com uso por 90 dias.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular. Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem estar atentos e participar das atividades do mutirão.