Saúde

Mutirão de Glaucoma será realizado em Santa Inês Publicada em 04/10/2017 10:53:45

A Prefeitura de Santa Inês, em parceria com o Governo do Estado realizará no dia 14 deste mês, o mutirão do Glaucoma. A ação será realizada das 8h ao meio dia no Centro de Saúde Djalma Marques, localizada na Rua 21 de Agosto, Centro e será executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e faz parte da campanha estadual para prevenção e combate à doença. Com a atividade, o objetivo do poder público é oferecer medicamentos de forma gratuita, ampliando o acesso da população maranhense ao tratamento.

Por se tratar de uma campanha de prevenção e combate ao glaucoma todas as pessoas são convidadas a participar do mutirão. Além disso, há casos de pacientes com idade abaixo do grupo de risco que possuem o problema, como crianças, adolescentes e jovens adultos.

O público esperado por cidade é entre 200 a 250 pacientes que devem esta munidos da cópia do documento de identidade e do cartão do SUS. A ação oferece aos pacientes exames que permitem a detecção do glaucoma ou outras patologias oculares, avaliação médica, medicamentos adequados para o tratamento do glaucoma e encaminhamento à unidade de saúde para o acompanhamento do paciente.

De acordo com a Secretária de Saúde, Micherlândia dos Santos afirma que a parceria é essencial para o diagnóstico, combate e vida saudável para os munícipes. “O trabalho é mais uma parceria entre governo estadual e municipal ampliação dos serviços oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Com ações como essa do mutirão de combate ao glaucoma, oferecendo acesso gratuito ao tratamento e, com isso, a possibilidade de uma vida mais saudável ao paciente”, afirmou.

O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e, muitas vezes, não apresenta sintomas visíveis ao paciente. A doença, que começa com a perda da visão periférica, pode provocar cegueira irreversível. Apesar de não ter cura, a perda visual provocada pelo glaucoma pode ser prevenida, atrasada ou estabilizada através do tratamento, realizado com uso de medicamentos como colírios, como é oferecido por meio do mutirão.