Cidadania

Com grande participação, município realiza Conferência +2 Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Publicada em 22/09/2017 09:16:12

A Prefeitura Municipal de Santa Inês, por meio da Secretaria Municipal Agricultura, Pecuária, Piscicultura e Abastecimento e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Inês, realizou na quinta-feira-feira, 21, a Conferência +2 Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Com tema: “O SISAN como estratégia para a implementação dos Programas de SAN, na promoção da Comida de Verdade no Campo e na cidade”, o evento aconteceu no Centro de Convivência Tia Militana, localizada no Parque Santa Cruz, onde foram decididas e votadas as diretrizes do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e realizar a eleição dos novos membros para participar da etapa regional que acontecerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro em Santa Inês, já a conferência estadual +2 acontecerá em fevereiro de 2018.

Estiveram compondo a mesa, o Presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Jorge Luís da Silva Barbosa; a Gestora Municipal, Vianey Bringel; o presidente da Câmara Municipal de Santa Inês, Manoel dos Reis; o presidente da Caisan e também Secretário de Agricultura, Pecuária, Psicultura e Abastecimento, Raimundo do Nascimento; a secretaria de saúde, Micherlândia dos Santos; a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Alciene dos Santos; representando a Secretária de Educação, Iranilde dos Santos da Silva, Nutricionista do quadro técnico da alimentação escolar; representando o presidente do Consea – MA, a senhora Marcia Cutrim e a palestrante, pedagoga Concita da Pindoba.

         Durante a programação, foi apresentado o Grupo Vocal e Adoradores, do Centro de Ressocialização de Santa Inês.

         “A conferência é para discutir as necessidades da segurança alimentar, uma vez que o PNAI E PAA estão funcionando normalmente desde o início do ano, entregando alimentação de qualidade as escolas, instituições e setores de saúde, educação e serviço social. Estivemos reunidos para planejamento das ações que serão feitas para que o cultivo de outras frutas e verduras amplie. A comunidade pôde participar dessa Conferência é a oportunidade para entender melhor o que vem acontecendo, definindo o que queremos e o que o município precisa.”, explicou a prefeita Vianey Bringel.

Durante a manhã, Concita da Pindoba, pedagoga e especialista e psicopedagogia e membro da Consea-MA, explanou durante a palestra sobre segurança alimentar e nutricional, a importância, suas características, avanços, melhorias e desafios.

         Logo após a palestra os secretários de educação, desenvolvimento social e cidadania, saúde e agricultura, apresentaram um painel de todos os trabalhos e departamentos que cada secretaria recebe produtos de agricultores do município através do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar - PAA.

No período da tarde, foi feita a divisão do Plenário para trabalhos de grupo, discursão dos Eixos e elaboração das propostas, apresentação e aprovação das propostas e eleição de membros.

A conferência proporcionou aos participantes uma troca de experiência que será transformadora na prática. A participação da população foi de grande valia, tornando a conferência democrática e significativa onde propuseram novas ideias, questionaram quando preciso e sugeriram novas ações para fortalecimento da atenção primária no município. 

 

 

 

 

Mais em Cidadania


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!