Saúde

Prefeitura promove ações de combate ao tabagismo Publicada em 06/09/2017 12:02:09

O objetivo é chamar a atenção sobre os riscos do fumo para a saúde

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Fumo, A secretária municipal de saúde, através das Coordenações de Controle do Tabagismo e do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NASF), realizarão hoje, quarta-feira, a população para participar de uma roda de conversa e discutir os perigos escondido atrás do cigarro. O programa acontecerá na Praça da Matriz a partir das 17h30.

As ações ajudarão os tabagistas a entender o quão necessário e abandonar este ato, além de oferecer a comunidade informações de uma vida melhor em sociedade longe do cigarro. "Nosso desafio é livrar o ambiente do tabaco. Essa é uma das medidas que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas é uma constatação em longo prazo. Para isso, trabalhamos em conjunto com outros órgãos ligados a saúde" explica a coordenação.

Números:

No Brasil, em média, 23 pessoas morrem por hora devido ao tabagismo. Isso dá aproximadamente 130 mil mortes por ano, de acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O tabagismo é a causa de 90% dos casos de câncer de pulmão, que é o tipo de tumor mais letal e de 95% dos casos de câncer bucal.