Social

Centro de Zoonoses de Santa Inês realizará o “Dia D” de Vacinação Publicada em 30/08/2017 14:34:59

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês, através do Centro de Zoonoses, realizará no próximo sábado, 02/09,  o “Dia D”, da campanha de vacinação contra a Raiva, doença que afeta cães e gatos.

Serão dezenas de pontos de vacinação entre escolas, unidades básicas de saúde e praças públicas para melhor atender a população. A ação terá início às 8h e segue até às 17h. “Vale lembrar que são apenas cães e gatos, outros animais domesticados não receberão as doses”, alerta a coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Dra. Elisângela Coutinho.

Além de aplicar a vacina, ainda haverá um trabalho de conscientização sobre a importância das doses. Todos os cães e gatos a partir de dois meses de vida devem ser vacinados, incluindo as fêmeas prenhas ou amamentando, já que não existe contraindicação. A vacina é gratuita e protegem tanto os cães e gatos quanto as pessoas. Os humanos podem contrair a doença dos animais infectados que a transmitem, geralmente, através de mordida. Dourados não possui qualquer caso de raiva registrado entre cães e gatos até o momento, sendo a vacinação a única forma de prevenir para manter este índice.

Sintomas – Os sintomas mais comuns da raiva são o comportamento agressivo, medo de luz e água, e muita eliminação de baba. A doença é letal. A orientação do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) para aquela pessoa que encontrar um animal com suspeita de que esteja com raiva, é não entrar em contato com o bicho. O mesmo vale para morcegos.

O morador deve informar o CCZ que vai adotar as providências cabíveis. Em caso de contato acidental com animal possivelmente infectado, a pessoa deve lavar bem a parte do corpo com água e sabão, procurando imediatamente atendimento médico.

Veja a lista dos pontos principais de vacinação:

Unidades Básicas de Saúde dos Bairros– Canaã, Jardim Brasília, São Benedito, Cohab, Coheb, Vila Marcony e ruas Joacy Farias e Avenida Brasil Mutirão.

Centro de Saúde Djalma Marques - Centro

Escola Vitorino Freire – Vila Militar