Social

Município realiza XII Conferência Municipal de Saúde Publicada em 30/08/2017 10:39:54

A Prefeitura Municipal de Santa Inês, através da Secretaria de Saúde, realizou ontem, terça-feira, XII Conferência Municipal de Saúde, com o objetivo de avaliar as ações de saúde e propor metas para a consolidação do Sistema Único de Saúde em nosso município. O TEMA da Conferência foi: “Avanços e desafios na execução do Sistema Único de Saúde na Gestão Municipal”

O evento aconteceu na Marçonaria, localizada na Barreirinhas, onde foram decididas e votadas as diretrizes do Plano Municipal de Saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e realizar a eleição dos novos membros municipal de saúde. Na ocasião, foram fixados estandes divulgando os trabalhos, além de uma ambulância que realizava exames de testes rápidos.

Estiveram compondo a mesa, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde e Secretária Municipal de Saúde de Santa Inês, Micherlândia dos Santos; a Gestora Municipal, Vianey Bringel; o diretor das regionais de Saúde do Estado, Aristeu Marques, representando o secretário estadual de saúde; o gestor regional de saúde de Santa Inês, Marcos Corrêa; a vereadora Maria da Paz, representando a Câmara Municipal; o ex-prefeito Roberth Bringel; a consultora política de saúde, Magda Gonçalves e o sr. Elismar de Sousa, representando a sociedade civil.

Durante a programação, foi apresentado o Coral e citação de poesia do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), grupo dos idosos Comunidade em Movimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o coral do Centro de Ressocialização e Recuperação de Dependência Química Fonte de Vida.

“A conferência é para discutir as necessidades da saúde pública em Santa Inês. Juntos definimos, dentro da realidade orçamentária, o planejamento das ações que serão feitas dentro da Saúde. A comunidade pôde participar dessa Conferência é a oportunidade para entender melhor o que vem acontecendo, definindo o que queremos. Saúde Pública é uma necessidade”, explicou a prefeita Vianey Bringel.

Durante a manhã, Magda Gonçalves, consultora em política de saúde e de planejamento em saúde e Educadora popular e consultora em desenvolvimento organizacional, explanou durante a palestra sobre o Sistema Único de Saúde – SUS, desde o princípio, a Constituição Federal de 1988, suas características aos avanços, melhorias e desafios.

Logo após a palestra a equipe de coordenadores da saúde realizou juntamente com a secretária, todos os trabalhos e atendimentos que já foram realizados no primeiro semestre deste ano. Além dos trabalhos, a secretária lembrou de veículos e equipamentos de saúde que irão complementar para o melhoramento na saúde do município.

“Além de novos veículos usados pelos profissionais para realizarem as visitas, adquirimos um micro-ônibus que irá transportar com mais qualidade e conforto, todos os pacientes que necessitam de atendimento em outra cidade, como os usuários da hemodiálise. Em breve, chegará mais uma ambulância e uma van para ampliar o atendimento. Agradeço a presença de cada um pois é através da participação efetiva da comunidade que podemos trabalhar juntos e planejar um plano de ação com qualidade” informou a secretária, Micherlândia dos Santos.

No período da tarde, foi feita a divisão do Plenário para trabalhos de grupo, discursão dos Eixos e elaboração das propostas, apresentação e aprovação das propostas e eleição dos novos membros do municipal de saúde.

A conferência proporcionou aos participantes uma troca de experiência que será transformadora na prática, no conceito mais amplo da palavra, saúde como qualidade de vida. A participação da população foi de grande valia, tornando a conferência democrática e significativa onde propuseram novas ideias, questionaram quando preciso e sugeriram novas ações para fortalecimento da atenção primária no município.

“Fiquei impressionado com o atendimento e ações realizadas pela equipe de saúde do município, é importante para que a comunidade entenda a responsabilidade de definir estratégias para a construção de um SUS eficiente. Estão de parabéns” disse o o diretor das regionais de Saúde do Estado, Aristeu Marques

Mais em Social