Educação

ALUNOS DO IFMA SÃO RECEBIDOS COM CARREATA APÓS RESULTADOS EM OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA NA ÁSIA Publicada em 09/08/2017 15:23:01

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA,  em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Inês, realizou na tarde de ontem, terça-feira (8), uma recepção calorosa na entrada da cidade, em comemoração aos ótimos resultados da Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia que aconteceu do dia 02 ao dia 06 de agosto.

Participaram do evento três estudantes do IFMA, Robson Luan do Nascimento de Souza, 15 anos, Clistenys Eduardo Teixeira Batista de Souza, 16 e Joefton Nunes Trindade, de 17 anos, acompanhados do diretor de ensino da instituição, professor Pessoa de Paiva Júnior. A notícia da medalha de bronze alcançada por Clistenys Eduardo, foi recebida com muita festa entre familiares, estudantes e amigos.

A recepção aconteceu por volta das 14h no Posto da Polícia Rodoviária Federal, quando a comissão voltava da viagem da Malásia, local onde aconteceu a olimpíada. Estudantes Municipais acompanhados de professores e da secretária de Educação, Maria do Carmo, estudantes do IFMA, professores, coordenadores, representantes da Maçonaria, imprensa, entre outros, com apoio do Corpo de Bombeiros, Policia Rodoviária, Polícia Militar e Guardas Municipais, formaram uma carreata onde os campeões acompanhados dos familiares, desfilaram nas principais ruas da cidade em cima do carro do Corpo de Bombeiros, fazendo os moradores de Santa Inês se sentirem orgulhosos e motivando jovens estudantes a continuar na escola e estudar para também conseguirem ir mais longe.

A carreata seguiu para o IFMA onde os alunos foram aplaudidos e homenageados. Para a secretária municipal de Educação, Maria do Carmo, a felicidade é enorme de saber que as sementes que os professores plantaram, já estão dando frutos que servem de incentivo e exemplo.  “Estamos muito orgulhosos de nossos alunos e temos certeza que essa premiação terá reflexo muito positivo junto aos demais estudantes. Tenho certeza que não foi fácil para eles, foram noites e noites de muito estudo e o resultado é esse. Parabéns aos familiares, aos alunos e aos professores”, disse a secretária.

Além do Maranhão, a delegação brasileira foi representada por equipes do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. O evento que é realizado anualmente em Kuala Lumpur, na Malásia, é considerado um dos mais importantes do mundo, e poucos tem a oportunidade de participarem dessa competição. A AIMO é uma iniciativa conjunta de três instituições mundiais dedicadas ao estímulo ao ensino da Matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, China Education Research Association e Hong Kong Mathematical Olympiad Association.

Os três estudantes já participaram de outras competições dos quais voltaram com bons resultados.