Social

Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania promove VII Conferência de Assistência Social e elabora propostas Publicada em 22/07/2017 12:34:56

A Prefeitura Municipal de Santa Inês, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou na quinta-feira, 20, a VII Conferência Municipal de Assistência que teve como tema "Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS",  com o objetivo de avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento.

Participaram da formação da Mesa: A gestora Municipal, Vianey Bringel; o vice-prefeito, Marcelo Cabral; a secretária de desenvolvimento social e cidadania, Alciene Santos; a conferencista, Rosângela Bertono; o pároco da Igreja Matriz de Santa Inês, Padre José Marinho Sobrinho; o secretário de administração, Madeira de Melo; a secretária de saúde, Micherlândia dos Santos; o secretário de agricultura, Raimundo dos Nascimento; o presidente da Marçonaria, Djalma Sarmento; representantes da sociedade civil e Usuários do SUAS, Manoel Mendonça de Freitas e o senhor Erismar de Sousa Lima.

A conferência aconteceu nas dependências da Marçonaria durante todo o dia, após a leitura do Regimento Interno contou com as apresentações artísticas da Escola Municipal Edmilson Gonçalves com apresentação da música “Não Custa Nada” cantada e interpretada em libras, a dança do cacuriá do grupo de idosos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e o grupo de capoeira.

Na oportunidade, Dra. Vianey bringel lembrou que a Conferência é um debate necessário e correto para efetivar e fortalecer o controle social. Após a palestra ministrada pela assistente social, Rosângela Bertone,
os participantes se dividiram em grupos para discutirem 4 eixos temáticos: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre seus serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais, e A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para dos direitos socioassistenciais, onde foi elaborado o relatório final. Os grupos também elegeram os delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social, que está previsto para ocorrer de 26 a 28 de outubro de 2017.

Mais em Social