Prefeitura de Santa Inês entrega alimentos adquiridos pelo PAA para sete instituições na cidade Publicada em 12/06/2017 17:58:04

A Prefeitura de Santa Inês, por meio da secretaria de Agricultura, Pecuária, Piscicultura e Abastecimento - SEMAPA, através da coordenação do programa de alimentos do município, entregou esta semana, alimentos comprados através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) a sete entidades que realizam trabalhos filantrópicos e assistência social. Os alimentos inseridos no PAA municipal são hortifruti, frango, carne suína, peixe e produtos extrativistas dos agricultores do município. Ao todo, são 79 produtores que abastecem as instituições: CRAS, CREAS, CAPS, CEEB, APAE, Centro de Convivência e Hospital Municipal que são beneficiados diretamente. “Ao mesmo tempo em que fomentamos o desenvolvimento da atividade agrícola, garantimos o ciclo produtivo completo, abastecendo equipamentos de saúde, educação e assistência social com os alimentos provenientes do programa”, disse a coordenadora do PAA, Adriana Ferreira. Os agricultores cadastrados nesta etapa do programa, fizeram a entrega da primeira remessa de alimentos hortifruti na última quarta-feira (7), os produtores agrícolas estão felizes pelo início do programa e pela chance de comercializarem sua produção. “Assim vamos ficar mais seguros e mais estimulados para produzir e também cultivar outros produtos”, disse a produtora Valdilene Coutinho.

PNAE

A SEMAPA também é parceira na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O secretário da pasta, Raimundo do Nascimento, afirma que o objetivo do PNAE é contribuir com o abastecimento de escolas municipais afim de garantir merenda escolar de qualidade com produtos oriundos da nossa própria terra.

APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR

De acordo com Raimundo do Nascimento, a geração de renda das famílias que se encontram no setor rural e urbano é garantia da segurança alimentar e nutricional às populações em vulnerabilidade social. O PAA programa é executado com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio de adesão mista com o Governo do Estado. Já o PNAE é oriundo de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, que garante alimentação escolar nas escolas municipais.

REUNIÃO COM INSTITUIÇÕES

Na última segunda-feira, 05, o secretário Raimundo do Nascimento, juntamente com a coordenadora do programa alimentar, Adriana Ferreira, estiveram reunidos com representantes das instituições que participam do programa PAA. Na ocasião, estavam os representante da CEEB, Miguel Hadad, a diretora da APAE, Luciete Saraiva, a nutricionista do Hospital Municipal, Elizangela; a diretora do Caps, Joseane Muniz;  a representante do Cras e Centro de convivência, Eliane Lira; e a diretora do Creas, Ilka Roberta Valentim. A reunião teve como finalidade, a assinatura do termo de compromisso, afirmando receber os alimentos e usar de forma correta para os alunos e pessoas que utilizam as instituições.

Receba nossa Newsletter Deixe seu nome e e-mail