Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra gripe vai até maio Publicada em 19/04/2017 12:09:52

A Secretaria de Saúde, através do departamento de imunização, realizará a partir do dia 17 de abril, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde da família. Cerca de 18 mil pessoas devem ser imunizadas tanto na sede como em Povoados.

A Mobilização vai até o dia 26 de maio, sendo o dia 13 de maio o dia de mobilização nacional. Além de idosos com 60 anos ou mais, o público alvo são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres no pós-parto, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, professores da rede pública e privada, população privada de liberdade, profissionais do sistema prisional e portadores de comorbidades.

A vacina permite a proteção contra os vírus A (H1N1), H3N2 e influenza B. Como os vírus são mutantes, a composição da vacina é feita somente depois da indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre as cepas (variações dos vírus) que circularam com mais frequência nos últimos meses na região. Segundo a OMS, em 2016 a cepa do vírus A (H1N1) foi alterada, o que levou à produção de uma nova composição para a campanha deste ano.

O Ministério da Saúde espera que pelo menos 54 milhões de pessoas sejam imunizadas até o dia 26 de maio, prazo final da campanha. O principal objetivo da campanha é reduzir as hospitalizações e a ocorrência de mortes relacionadas à influenza.

A coordenadora de imunização, Andréia Fontenele, realizou encontros com a classe de enfermeiros e técnicos de enfermagem para repassar toda a programação da campanha e faz um alerta para a população sobre a necessidade de se vacinar o quanto antes e garantir que a proteção seja efetiva. 

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!