Educação

INCLUSÃO: Pais e professores participam do I Encontro de Conscientização do Autismo Publicada em 07/04/2017 17:05:33

Com o tema: “Autismo e Educação- Conhecer para entender”, a Secretaria de Educação, através da Coordenação de Educação Especial Inclusiva, realizou na manhã de quinta-feira, 06, o I Encontro de Conscientização do Autismo.

O Encontro foi realizado no auditório da SEMED e teve a participação da Prefeita Vianey Bringel, a secretária de educação, Maria do Carmo, diretores, a interprete de libras e uma das coordenadoras da Educação Especial, Lucielma Silva Santos, coordenadores, entre outros.

As palestras iniciaram as 9h para pais e familiares de crianças e adolescentes que possuem o autismo, professores e monitores da rede municipal de educação. Quem deu início a discussão foi a professora Evanildes da Silva, que abordou o tema “Entendendo o Autismo” , realizando encenação teatral, trouxe exemplos do seu trabalho realizados tanto em casa quanto em salas de aula, modo de agir com um autista, interação no meio social, a importância da escola e da família no progresso desses alunos, destacando que mesmo que não haja cura para esse transtorno, existem formas de amenizar os sintomas e colaborar para que consigam ter uma vida social.

Em seguida, foi a vez da Fonoaudióloga Ana Paula Chaves, com o tema “Comunicação”, informando no tratamento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, trazendo um novo olhar para a questão, contribuindo com novas informações para o público.

Dando continuidade, a Assistente Social, Narcizia de Sousa Bezerra destacou o “Direito do autista”, afirmando o dever da instituição de ensino de buscar estratégias para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça com qualidade. Mas lembrando sempre da união de forças entre escola e família.

Izabel Cristina, mãe de um autista, deu seu depoimento sobre o dia a dia com seu filho, os trabalhos realizados em casa, o papel dos pais e família na vida deles, o trabalho dedicado entre escola e pais, entre outros assuntos.

Quem fechou o bate-papo foi Nutricionista Iranilde Batista, que compartilhou experiências práticas com os pais e professores, bons hábitos alimentares que ajudam no tratamento, na ocasião, foram apresentados frutas e alimentos e como deve ser ofertado ao aluno/filho.

A prefeita Vianey Bringel vem demonstrando apoio a iniciativas como essa, que visam aprimorar a qualidade da educação oferecida aos alunos do município. “É de suma importância a discussão deste assunto e do quão significativo é ouvir experiências dos educadores, pais e principalmente, profissionais da área, uma vez que as escolas municipais possuem alunos autistas e ajuda a auxiliar as famílias com informações relevantes sobre o desenvolvimento destas crianças e adolescentes” destacou a prefeita

Receba nossa Newsletter Deixe seu nome e e-mail