Santa Inês sedia reunião entre prefeitos e Conlagos Publicada em 29/03/2017 17:40:04

A Prefeita de Santa Inês, Vianey Bringel, participou na manhã de terça-feira, no auditório da prefeitura, da reunião com representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos). Acompanhada do vice prefeito, Marcelo Cabral, da secretária de saúde, Micherlândia dos Santos, do secretário de articulação política, Aldoniro Muniz e do secretário de obras, Nicolau Miranda, onde foram apresentadas propostas para a área de segurança pública, saneamento territorial e saúde, em especial no que diz respeito ao chamado Tratamento Fora de Domicílio (TFD), atualmente custeado exclusivamente pelas prefeituras e que vem gerando ônus aos cofres municipais.

Durante o encontro, os consultores do Conlagos, apresentaram planos de trabalhos elaborados pela Federação Maranhense dos Consórcios Intermunicipais (Femaci) que aborda experiências relacionadas aos três setores, através da pactuação entre estado, município e governo federal, mostrando que é possível implementar no Maranhão, mecanismos que possibilitem a regulação ambulatorial e hospitalar referenciada, com financiamento suficiente e transporte sanitário adequado, visando garantir o acesso dos usuários aos serviços assistenciais de média e alta complexidade, em caráter eletivo, assim como segurança qualificada e com resultados.

O Prefeito de Olho D’água das Cunhãs e presidente do Conlagos, Rodrigo Araújo, diz que “hoje estamos discutindo três áreas de suma importância e a Conlagos tem a missão de buscar em forma de consórcio e facilitar toda a administração”.

Também participaram do encontro os prefeitos de Vitorino Freire (Luanna Rezende), Newton Bello (Roberto Silva), além de secretários de Bom Jardim, Pindaré, Monção, entre outros.