Cidadania

Secretário de Meio Ambiente recebe visita de coordenadora do Programa de Qualificação em Gestão Ambiental do Ibam Publicada em 24/03/2017 17:41:34

O secretário de Meio Ambiente, Sirino Rodrigues, recebeu na manhã de quinta-feira, 23, a coordenadora do Programa de Qualificação em Gestão Ambiental (PQGA), Nira Fialho.

A visita de cortesia, visa uma parceria entre município e o instituto para os servidores do órgão ambiental municipal participarem de cursos presenciais e à distância oferecidos gratuitamente pelo programa, que conta com financiamento do Fundo Amazônia do Governo Federal.

A capacitação em Gestão Ambiental é uma das linhas de ação do programa. Está voltada para a oferta de cursos que promovam a capacitação de servidores dos Poderes Executivo e Legislativo em temas ligados à sua formação e atuação. Entre os cursos oferecidos, estão Cadastro Ambiental Rural (CAR), Introdução à Geotecnologia, Organização do Governo Municipal, Gestão Ambiental Municipal, Sistema de Convênios (Siconv), Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Licenciamento Ambiental Municipal, Gestão Financeira Municipal, entre outros.

De acordo com Nira, o projeto teve início em 2013, com um total de dez cursos oferecidos com vagas abertas. Ao todo, o Bioma Amazônia possui 530 municípios beneficiados nos nove estados, destes 332 (63%) já têm adesões firmadas com o Ibam. Além da capacitação do quadro, a adesão ao programa permite aos municípios contar também com orientações técnico-jurídicas por meio de consultas aos especialistas do instituto.

De acordo com o secretário, Sirino Rodrigues, o programa será, sem dúvida, um instrumento de apoio, tendo em vista estarmos diante de uma oportunidade de qualificação para os servidores sem custos para o município, e que repercutirá diretamente na melhoria da qualidade dos serviços, o que atende à orientação da prefeita Vianey Bringel, que tem a capacitação do servidor público municipal de suma importância para melhoria de trabalho oferecido à população”, afirmou o secretário.

Mais em Cidadania


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!