Iniciada em Santa Inês, campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura Municipal de Santa Inês, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou desde segunda-feira, 236, a campanha de vacinação contra a gripe H1H1. A previsão de término é para o dia 12 de maio.

Por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B. A meta para o município, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é vacinar 90% do grupo prioritário.

A dose já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Zona Urbana e Rural do Município.  O público-alvo da Campanha são pessoas com idade a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, professores, profissionais de saúde, gestantes e mães no pós-parto e doentes crônicos.

No dia 12 de maio será o Dia Nacional da vacinação contra a gripe. A dose é contraindicada para pessoas que já tiveram alergia grave em doses anteriores ou a algum componente da vacina. Pessoas com febre alta também devem procurar orientação médica antes de se vacinar.