Educação

Prefeita Vianey Bringel marca presença na solenidade de 9 anos de instalação da UAB de Santa Inês

Aconteceu na manhã do último sábado dia 24/03, no Pátio da Escola Municipal Maria Martins Bringel onde funciona compartilhado o Polo Universitário da Universidade Aberta do Brasil de Santa Inês, a Solenidade de aniversário de 9 anos de implantação do Polo UAB de Santa Inês  com a presença de várias autoridades, acadêmicos da Instituições de Ensino Superior que ofertam Cursos na modalidade à distância  no Polo de Santa Inês ( UEMA e UFMA) e convidados.

A Solenidade teve início com a composição da mesa de honra com a Prefeita Municipal de Santa Inês, Maria Vianey Pinheiro Bringel;  a vereadora de Santa Inês, Maria da Paz Lima Costa; a Secretária Municipal de Educação, professora Maria do Carmo Gama; o Coordenador do Polo UAB de Santa Inês, professor Antônio David Filho da Silva Morais; a Assessora de Gabinete do Diretor  do IFMA de Santa Inês, representando a direção do IFMA, a professora Nagila Maria Silva Pereira; a tutora presencial do Curso de Pedagogia UEMA, Leidiane dos Santos  Lima e a aluna egressa do Curso de Filosofia UEMA, Osmália Bastos Rodrigues. Em seguida, cantou-se o Hino Nacional e o Hino de Santa Inês, este cantado com a participação dos alunos da Escola Municipal Teresinha Lopes, emocionando os presentes.

A vereadora Maria da Paz destacou a importância da implantação do Polo UAB de Santa Inês na gestão do ex-Prefeito Raimundo Robeth Martins Bringel. “ Quero parabenizar o Polo UAB de Santa Inês e destacar que essa importante conquista para o nosso município e toda a região foi na gestão do Dr. Roberth Bringel.Com muito trabalho e levando a sério a educação temos o nosso Polo UAB de Santa Inês. Estamos de parabéns! ”

O professor David Morais, ao fazer uso da palavra comentou do quanto é importante a Universidade para população de Santa Inês.

“ É momento de celebrarmos e termos perspectivas positivadas. Muito já foi feito nesses 9 anos de existência do Polo UAB de Santa Inês onde milhares de pessoas já foram oportunizadas através do nosso Polo. Atualmente, o nosso Polo UAB de Santa Inês está atendendo mais de 400 alunos dos Cursos de graduações e especializações da UEMA e UFMA. Estamos fazendo um diagnóstico do levantamento de demandas para conversarmos com o Mantenedor do Polo que é a Prefeitura Municipal de Santa Inês e a mesma oficializar as demandas para as IES. Já temos Lei de Criação do Polo e nos encontramos agora trabalhando para termos a Lei do Conselho do Polo para aperfeiçoarmos ainda mais a nossa gestão democrática e humanizada. Agradecemos ao nosso Mantenedor e aos nossos parceiros e colaboradores. Com certeza, mais conquistas virão, “comentou o professor

Já a Prefeita Vianey Bringel confirmou a importância do Polo UAB de Santa Inês e falou das recentes conquistas para o município de Santa Inês. “ Entendo a importância do Polo UAB de Santa Inês e assim dei continuidade ao Programa assinando no final do ano passando o termo de cooperação técnica com a CAPES, dessa forma reafirmando o nosso compromisso com a educação. Quero fazer menção à idealização do Polo UAB de Santa Inês que foi um sonho da professora Marylucia Cavalcante Silva, hoje numa importante função de assessoria  no UEMANET em São Luís MA. Não esquecendo da grande iniciativa do meu esposo Roberth Bringel que com muito esforço implantou o Polo UAB de Santa na sua gestão. Recentemente, assinei o termo de compromisso junto ao MEC para a implantação da faculdade de Medicina em nossa cidade que certamente será de grande importância para transformarmos Santa Inês num eixo educacional consolidado. Parabéns ao Polo UAB de Santa Inês, equipe de trabalho, alunos e colaboradores. ”