Educação

Encontro Pedagógico para profissionais da Rede Municipal de Santa Inês está sendo um sucesso

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) está realizando o Encontro Pedagógico Municipal da Educação para profissionais da rede pública de ensino de Santa Inês.

Com o tema: “Reflexões Teóricas e Metodológicas aplicadas à pratica de ensino”, o evento realizado em dois dias (19 e 20) conta com todos os educadores da Rede Municipal e tem como objetivo promover a integração do grupo, troca de experiências, além de propor ações que reflitam no aumento e satisfação da comunidade escolar. As atividades englobam os diferentes segmentos da educação, desde profissionais das áreas técnicas das unidades educacionais até os professores.

A Solenidade de abertura aconteceu na Igreja Batista Peniel, localizada na Rua do Flamengo, estiveram compondo a mesa, a gestora municipal, Maria Vianey Pinheiro Bringel; a gestora regional de educação, Maria Zuila de Sousa; a secretária de educação do município, Maria do Carmo Gama; assessora municipal de educação, Margareth Morgado; a coordenadora da educação infantil, Inês de Maria Santos; coordenadora do ensino fundamental, Patrícia da Silva; coordenadora do EJAI, Narcízia de Sousa; coordenadora da educação especial, Evanilde da Silva Araújo; coordenadora de Esporte Escolar, Rondinea Guimarães, representado a câmara municipal, vereadora Maria da Paz; gestores, coordenadores, imprensa e toda classe educacional de Santa Inês.

O encontro durará 2 dias, e contará com palestras, apresentações de metas, mas, o momento mais aguardado foi a palestra do educador, mestre e escritor, Celso Antunes – São Paulo - SP. Com dois temas: “Como desenvolver em uma escola pública, um ensino de qualidade” e “O que é Educar e com quantos princípios se constrói um professor eficiente”, os educadores estavam vidrados ouvindo Celso Antunes que palestrou no período da manhã para professores do ensino infantil, fundamental do 1º ao 5º ano, educação especial e mediadores; já no período da tarde, o escritor palestrará para ensino fundamental 6º ao 9º ano, educação especial, EJAI, gestores e supervisores.

“Fico imensamente feliz ao ver os educadores motivados e participantes durante um encontro. Parabéns a prefeita, secretária de educação e toda equipe. Tentei trazer um outro olhar sobre a missão de dar aula, como um momento provocador de transformações. Tentar trazer ao professor que ele não é o único titular de um único saber – geografia, matemática, história, ciências... – mas ele é, sobretudo, alguém que traz junto com seu conteúdo, alguém que traz mensagem de amor ao próximo, respeito ao outro, crescimento...” disse o professor e escritor, Celso Antunes.

“Celso Antunes é, sem dúvida, um grande professor. Ele nos mostrou que com um vocabulário simples conseguimos atingir muitos alunos. Precisamos falar a mesma linguagem dos estudantes usando o saber teórico, mas acima de tudo, amor e demonstração de amizade e companheirismo”, comentou a professora Patrícia Mendes.