Saúde

Secretaria de Saúde de Santa Inês realiza assembleia para escolha do novo Conselho Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na última sexta-feira, 23, a Assembleia para a eleição da nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde de Santa Inês.

A Assembleia foi realizada no Auditório da Prefeitura e presidida pela Secretária de Saúde, Micherlândia dos Santos, e na oportunidade esteve presente mais de 50 pessoas representando os vários segmentos da sociedade, associações, entidades, administração municipal, trabalhadores e usuários.

A secretária agradeceu a presença de todos e falou um pouco da importância do Conselho de Saúde atuante para o crescimento das políticas públicas. Na ocasião, foi lida a nova Lei, aprovada pela Câmara Municipal.

“Organizar a nossa saúde é preciso e para isso o controle social deve está estruturado”.  Destaca a secretária.

A escolha foi feita da seguinte forma: representantes de associações, igrejas e sindicatos, trabalhadores da saúde e do governo são convidados para votação onde em seguida são escolhidos representantes para compor a nova diretoria do conselho.

A função do conselho é atuar na formação de estratégias das políticas de saúde, no controle de execução da política de saúde, incluindo seus aspectos econômicos e financeiros. Portanto, é de extrema importância a participação popular na composição e formação do novo Conselho Municipal de Saúde no município de Confins.

Sua composição se faz por:

50% de entidades e movimentos representativos de usuários;

25% de entidades representantes dos trabalhadores da área de saúde;

25% de representação de governo e prestadores de serviços privados conveniados ou sem fins lucrativos.