Prefeitura entrega kits de enxoval para Grupo de Gestantes cadastrados no Cras e Departamento de Saúde da Mulher

A Prefeitura Municipal de Santa Inês, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Departamento de Saúde da Mulher, realizaram “Meu primeiro agasalho” na tarde de quinta-feira, 08, um programa de incentivo entregando cerca de 81 kit’s para mães que cumpriram todo o pré-natal (todos os exames e no mínimo seis consultas na carteira da mulher).

Estiveram presentes a Chefe de Gabinete, Maria de Jesus Barros; a médica pediatra, Maria da Conceição Carvalho Gomes, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Alciene dos Santos; a coordenadora da Saúde da Mulher, Josenilma Rocha, as nutricionistas, Larissa Catarino e Kamila Barros, servidores do Cras, entre outras equipes da saúde e assistência social.

A solenidade iniciou com agradecimento dos presentes e apresentação teatral “Amamentação do meu primeiro filho”. Antes da entrega dos kit’s, as gestantes beneficiadas receberem orientações sociais, com palestra da médica pediatra Dra. Maria da Conceição e a nutricionista Kamila Barros sobre vacinação, amamentação, alimentação das mães, o parto e cuidados dos bebês recém-nascidos.

Os kits entregues oferecem itens essenciais para os primeiros meses do bebê. Eles contam com camisola de amamentação, fraldas, banheira, roupinhas, luva, meias, manta, entre outros itens.

“Entendemos que o cuidado com as crianças começa já na gestação. A ideia é cuidar das famílias. Então, estamos juntos neste momento de acolhimento porque são essas crianças que vão fazer o futuro de Santa Inês e a nossa gestão apresenta resultados para agora e para o futuro”, afirmou Maria de Jesus Barros.

ENXOVAIS:

Para ter direito ao benefício, as mães precisam inicialmente, procurar as Unidades Básicas de Saúde de seus respectivos bairros, como também se cadastrar diretamente no Balcão de atendimento, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SMDSC). As mães devem atender aos critérios de vulnerabilidade social, estarem sob acompanhamento da Unidade de Saúde de Saúde (UBS), ser detentora do cartão da gestante, comprovante de residência, RG e comprovante de no mínimo, seis consultas.