Saúde

Mutirão do glaucoma atendeu centenas de pessoas em Santa Inês

A Prefeitura de Santa Inês, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, 13, mais um Mutirão do Glaucoma em parceria com o Governo do Estado. A ação oftalmológica aconteceu no Centro de Saúde Djalma Marques, localizada na Rua 21 de Agosto. Os pacientes passaram por exames para verificar a pressão e o fundo dos olhos.

O atendimento iniciou às 8h e seguiu até meio dia, ao todo foram 527 pessoas atendidas, sendo 162 retornos, 70 primeiros atendimentos e 254 colírios. Todos os pacientes atendidos receberam unidades de colírio e os casos mais graves foram encaminhados para procedimentos cirúrgicos em hospitais de referência na Capital.

“O município tem uma quantidade significativa de pessoas com a doença, que aparece de forma silenciosa e não tem cura. Esse serviço de prevenção é indispensável, evitando que o glaucoma seja detectado em estágio avançado”, enfatizou a secretária municipal de Saúde, Micherlândia dos Santos.

A gestora Vianey Bringel também destacou a importância dos mutirões direcionados à saúde dos olhos. “Para ampliar o acesso de centenas de pessoas ao diagnóstico, é preciso um trabalho em conjunto. É assim que conseguimos proporcionar um tratamento mais rápido da doença”.

 

GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento do glaucoma, não existindo, contudo, uma relação direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença. Ou seja, enquanto uma pessoa pode desenvolver danos no nervo com pressões relativamente baixas, outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões.

 

   

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!