Prefeitura entrega kits de enxoval para Grupo de Gestantes do CRAS Publicada em 15/12/2017 18:32:52

A Prefeitura Municipal de Santa Inês, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizaram “Meu primeiro agasalho” na tarde de quinta-feira, 14, um programa de incentivo entregando cerca de 110 kit’s para mães que cumpriram todo o pré-natal (todos os exames e no mínimo seis consultas na carteira da mulher).

Estiveram presentes a gestora municipal, Vianey Bringel; a médica pediatra, Maria da Conceição Carvalho Gomes, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Alciene dos Santos; a secretária de Saúde, Micherlândia dos Santos; a Coordenadora do Cras, Eliane Lira; a coordenadora da Saúde da Mulher, Josenilma Rocha, entre outras equipes da saúde e assistência social.

Vianey Bringel, que é médica pediatra, fez questão de estar presente para orientar e saber se realmente as mães estão tendo o acompanhamento e cuidado necessário para um parto saudável e seguro.

“Estamos implantando o ‘Meu primeiro Agasalho’, foi realizado uma triagem para não só entregar um kit e sim, incentivo para que cada vez mais as gestantes do nosso município sejam acompanhadas e possam realizar todos os exames que necessitam. Além das gestantes, esperamos que todas as famílias procurem os serviços de assistência social para que possam ser acompanhados, assim fortalecendo os vínculos familiares”, disse a prefeita Vianey Bringel que complementou ainda que o projeto tem como objetivo contribuir com a diminuição dos índices de mortalidade materna, fetal e infantil, contemplando assistência integral e humanizada à gestante durante todo o ciclo da gravidez, incluindo pré-natal, parto e puerpério (período pós-parto), e o acompanhamento do bebê.

Antes da entrega dos kit’s, as gestantes beneficiadas receberem orientação social, com palestra das médicas pediatras Dra. Maria da Conceição e Dra. Vianey Bringel sobre vacinação, amamentação, alimentação das mães, o parto e cuidados dos bebês recém-nascidos.

“O nascimento de um filho é algo que muda a vida de uma mulher, que transforma uma família. É um momento especial e ao mesmo tempo repleto de novidades, anseios e dúvidas. Ter o mínimo de estrutura e suporte neste momento faz toda a diferença. Poder celebrar a chegada de uma vida é algo maravilhoso e buscamos com esta iniciativa fazer a diferença na vida destas famílias, dando mais conforto e cuidados para estes bebês. Eu desejo que todas estas crianças nasçam com saúde e repletos de amor e paz”, disse secretária de saúde, Micherlândia dos Santos.

Os kits entregues oferecem itens essenciais para os primeiros meses do bebê. Eles contam com camisola de amamentação, fraldas, banheira, roupinhas, luva, meias, manta, entre outros itens.

“Entendemos que o cuidado com as crianças começa já na gestação. A ideia é cuidar das famílias. Então, estamos juntos neste momento de acolhimento porque são essas crianças que vão fazer o futuro de Santa Inês e a nossa gestão apresenta resultados para agora e para o futuro”, afirmou Alciene dos Santos.

Para ter direito ao benefício, as mães precisam inicialmente, procurar as Unidades Básicas de Saúde de seus respectivos bairros, como também se cadastrar diretamente no Balcão de atendimento, na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SMDSC). As mães devem atender aos critérios de vulnerabilidade social, estarem sob acompanhamento da Unidade de Saúde de Saúde (UBS), ser detentora do cartão da gestante, comprovante de residência, RG e comprovante de no mínimo, seis consultas.