Educação

1ª Feira Municipal de Ciências e Tecnologias foi apresentada com sucesso na Praça da Matriz

A Secretaria de Educação promoveu na tarde de terça-feira, 12, a 1ª Feira de Ciências e Tecnologias: Construindo Conhecimentos, reunindo diversos trabalhos que foram expostos nas escolas municipais durante o mês de novembro.

A feira iniciou às 17h por toda extensão da Praça, representando a culminância de uma série de atividades científicas realizadas na Rede Municipal de Ensino, e como foi exposta ao ar livre, contribui para popularizar a ciência, ao mostrar como os conceitos da Física estão presentes no dia a dia. Ao todo foram expostos cerca de 116 trabalhos e projetos desenvolvidos pelos próprios estudantes.

Segundo Alana Lima de Sousa, aluna do 8º ano vespertino da Escola Tomaz de Aquino, os experimentos demonstram o quão interessante pode ser o aprendizado dos conceitos das disciplinas. “A Física e a química ainda são vistas como matéria difíceis e chatas nas escolas. Ao mostrar esses experimentos, as pessoas ficam curiosas e percebem que a ciência faz parte da vida” que apresentou o trabalho de mostrar o DNA de uma banana utilizando álcool 70% ainda gelado, detergente, sal e água.

O projeto da feira foi desenvolvido em parceria da secretaria com todas as escolas municipais, os projetos expostos durante a mostra serão selecionados por uma comissão e os destaques receberão um prêmio.

“Essa foi uma oportunidade de a população ver como é rica a produção científica de nossas escolas e como os alunos são criativos ao elaborar as problemáticas e buscar a solução por meio da ciência”, destacou a secretária de educação, a professora Maria do Carmo. A professora também lembrou da importância do professor no acompanhamento dos estudantes e da participação da população para prestigiar os trabalhos dos alunos.

Segundo a gestora Vianey Bringel, que esteve prestigiando a feira, o evento representa um marco na formação do aluno.

“A realização dessa feira é resultado de um esforço coletivo, por isso é muito importante que a sociedade local prestigie e incentive essa geração de estudantes que muito pode contribuir com o desenvolvimento de nosso município” finaliza a prefeita.