Saúde

Vianey Bringel inaugura mais duas UBS e leva atendimento para 15 Mil pessoas nos Bairros Canaã, Coheb e adjacentes

A Prefeita Vianey Bringel inaugurou na tarde de quinta-feira, 07, mais duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em sua gestão. Acompanhada do ex prefeito Roberth Bringel, da secretária de saúde, Micherlandia dos Santos; secretários e funcionários do município, a primeira Unidade Básica a ser inaugurada por volta das 16h, foi a UBS Manoel de B. Cabral Filho (Cabralzinho), localizada no bairro Canaã. A UBS terá capacidade para atender em torno de 10 mil pessoas na área de sua abragência.

Após a inauguração da UBS do Bairro Canaã, toda a comitiva se deslocou para a Unidade Básica de Saúde do Bairro da Coheb, onde foi realizada a solenidade de entrega da UBS. A unidade terá capacidade para atender em torno de 5 mil pessoas na área de abrangência.

Estiveram prestigiando a solenidade, vereadores do município, o secretário regional e saúde, Marcos Corrêa e a população em geral.   Esta foi a terceira UBS entregue pela gestora em apenas uma semana. A primeira foi entregue no dia 04 deste mês, no Bairro Vila Conceição com a presença do Governador Flávio Dino. Mais três UBS serão entregues na próxima semana no bairro da Palmeira, nas vilas Marconi e Militar.

De acordo com a prefeita, a meta é continuar ampliando a cobertura da Atenção Básica para melhorar a qualidade de atendimento do Sistema único de Saúde (SUS) no município. “Estamos fazendo uma expansão considerável em todo o município. Ao todo são dez Unidades Básicas de Saúde que estão sendo entregues ao município, sendo seis na sede e quatro na zona rural. Apesar da crise que atingiu o país, em apenas um ano de trabalho, estamos investindo em todos os aspectos e, com fé em Deus, perseverança e trabalho da equipe, alcançaremos mais obras e qualidade de vida para todos”, explicou Vianey Bringel que pediu também, para que todos cuidassem da parte física dos prédios.

“Estamos entregando unidades novas, com todo conforto, tanto para os funcionários quanto para a população, peço encarecidamente que cuidem bem porque a unidade é de todos. A Unidade Básica de Saúde é importante para todo o sistema, porque é a porta de entrada e, muitas vezes, com a possibilidade de dar as soluções necessárias sem sufocar os hospitais”, concluiu Dra. Vianey Bringel.

As novas unidades fazem parte do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica - UBS) para o fortalecimento da Atenção Básica. Por meio do programa, o Ministério da Saúde propõe uma estrutura física das unidades básicas, que seja acolhedora e dentro dos melhores padrões de qualidade, incentivando a melhoria das práticas das equipes de saúde. As obras foram entregues em janeiro completamente abandonadas, algumas depredadas, outras faltando mais da metade para serem concluídas. Mas com esforço e reuniões entre a prefeita e a empresa responsável pela construção, as obras foram finalizadas e entregues de fato, para a população.