Lançado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Santa Inês

Aconteceu na manhã de sábado, 11, no Auditório da Escola Municipal Terezinha Lopes, Centro, a solenidade de lançamento do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa (PNAIC). Uma realização da Prefeitura de Santa Inês, através da Secretaria Municipal de Educação. Coordenadores municipais, professores, diretores das escolas prestigiaram o lançamento.

Santa Inês é considerado pólo regional da Educação, além do município, participaram representantes de mais 12 cidades circunvizinhas. A coordenadora do PNAIC de Santa Inês, Edna Lima, destacou a importância da adesão ao Pacto. “Em nome de todos os diretores e professores quero parabenizar a secretária Maria do Carmo e sua equipe por essa adesão. Isso demonstra o compromisso da nossa administração para com a Educação do Município. O Pacto vem reforçar as ações já desenvolvidas, para termos todas as crianças alfabetizadas até os oito anos”, declarou.

A solenidade aconteceu durante todo o dia ocorrendo formação com a professora Maria da Glória, da Universidade Federal do Maranhão. Com o tema: " Ser alfabetizada é direito da criança".

O que é PNAIC:

Criado em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para isso, ele contempla a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o país. Onde os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental têm que estar alfabetizados (lendo, escrevendo, e tendo conhecimentos matemáticos).