Saúde

Cras em parceria com Macrorregional, realizam ação alusivo ao Novembro Azul Publicada em 10/11/2017 15:08:24

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – de Santa Inês, em parceria com o Hospital Macrorregional Tomás Martins, realizaram na manhã de sexta-feira, 10, na Praça da Matriz, “Novembro Azul, combate contra o Câncer”.

O objetivo da ação foi atender ao público e alertar sobre a prevenção da doença. Na ocasião, houve atendimento de testes rápidos, aferimento de pressão, teste de glicemia e palestra sobre “Câncer de próstata: a importância do diagnóstico precoce” com o dr. Wildebert, médico urologista.

Estiveram presentes, além dos médicos, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Alciene dos Santos que levou os senhores que participam do Centro de Convivência Tia Militana para ouvirem atentamente a palestra do médico e tirar dúvidas.

O município realiza atendimento com médico Urologista todas as segundas e terça-feira no Centro de Saúde Djalma Marques. Para marcação de consulta e atendimento, basta levar os documentos e cartão do SUS. Estes exames normalmente devem ser realizados 1 vez por ano a partir dos 50 anos de idade, mas quando há histórico familiar de câncer de próstata, a prevenção deve ser feita a partir dos 45 anos. Além disso, quando o paciente já teve câncer da próstata ou diagnóstico de hiperplasia benigna prostática, o exame deve ser feito anualmente, independente da idade.

CÂNCER DE PRÓSTATA

É um tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Quanto mais avançado é um tumor mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade. Estas células se multiplicam mais velozmente que as células normais da próstata. O câncer de próstata é um tumor que acomete homens maduros e pode ser curado quando ainda está localizado. Se identificado já em estádio avançado, o risco de sobrevida do paciente é muito menor. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.