Saúde

Julho Amarelo é encerrado com ação na Praça Central das Laranjeiras

Para finalizar o mês de julho, a coordenação de Serviço de Tratamento Assistido- STA e hepatite viral da Secretaria Municipal da Saúde Santa Inês, realizou uma ação na Praça da Laranjeiras. O “Julho Amarelo”, mês de intensificação do diagnóstico, prevenção e iniciativas de educação em saúde em relação às doenças Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids, Sífilis e Hepatites.

         “Embora os testes sejam realizados diariamente na secretaria de Saúde, viemos à Praça das Laranjeiras, pelo fluxo grande de pessoas, encerrar o mês ‘Julho Amarelo’ e chamar a atenção para o cuidado e prevenção dessas doenças”, Disse a coordenadora de STA e hepatite viral, Andreia Fontinelle.

Durante todo o mês de julho várias unidades de saúde em parcerias com órgãos de saúde, secretarias e hospitais realizaram ações para oferecer a população testes para a detecção de hepatites virais, devido ao início da campanha.

“Quando realizado o diagnóstico, a pessoa tem a oportunidade de iniciar o tratamento. Saber se tem ou não a doença também é importante para o controle, uma vez que a transmissão ocorre, principalmente, em relações sexuais desprotegidas”, explica.

O teste rápido é seguro, sigiloso e está sendo ofertado nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família).

“O Julho Amarelo intensifica um trabalho que é feito durante o ano todo. Campanhas como essa são muito importantes porque estamos vivendo uma epidemia silenciosa de hepatites. Uma em cada 12 pessoas no mundo está infectada e não sabe. Por isso, essa mobilização faz tanta diferença”, finaliza a coordenadora Andreia.

 

 

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!