Município de Santa Inês é contemplado com unidade da Rede de Internet Gratuita do Maranhão

A Prefeita Vianey Bringel recebeu do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), na tarde de terça-feira, 29, a Rede de Internet Gratuita do Maranhão (Maranet). Com isso, os moradores contarão com Wi-Fi grátis.

A solenidade de assinatura do programa foi realizada no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luis com a presença do governador Flávio Dino, gestores da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, e representantes dos Provedores de Internet locais parceiros da Maranet entre outros.

“É de suma importância, o Governo do Estado vai fortalecer o processo de comunicação, que é uma ferramenta essencial principalmente para os estudantes” disse a prefeita Vianey Bringel.

MARANET:

O programa “Maranet” oferta à população maranhense 100 megas de internet, via fibra ótica, de alta velocidade, que possibilita a conexão de até 1.200 usuários simultâneos. A iniciativa é uma ação do ‘Programa Cidadania Digital’, que faz parte do plano de metas do governo Flávio Dino, e visa democratizar o acesso à internet em todo o Estado.

A instalação de Wi-Fi grátis no interior do Estado é resultado da parceria entre a Secti, Iema e a Wiki Telecom, empresa genuinamente maranhense, que tem fibra ótica espalhada pelo Maranhão.

“Essa foi a primeira etapa de uma grande expansão do Maranet. Ela é resultado de um chamamento que fizemos a provedores que identificaram as cidades aptas a receber os pontos de internet”, explicou o secretário da Secti, Davi Telles.

Após viabilizadas as questões técnicas, os provedores vão oferecer, sem custos, o sinal de internet. As prefeituras se responsabilizarão pela energia elétrica nos pontos.